Mais de 50 anos…

A Associação Banestado foi criada por um grupo de funcionários do Banco do Estado do Paraná S.A. com o nome de Banestado Futebol Clube. Os registros anteriores a 1950, ano da sua constituição legal, se perderam no tempo.
A data oficial da sua fundação é 31 de março de 1950. Nesta ocasião foi elaborado o primeiro estatuto social, com a razão social de Associação Esportiva Banestado.

O primeiro presidente para os dois primeiros anos de gestão foi
Bertino Martins de Miranda*

Bertino foi eleito pelo voto direto por mais três anos e foi durante a sua segunda gestão que ocorreu a aquisição do terreno e construção da sede da Colônia de Praia de Caiobá.

Mais tarde a Associação passou a chamar-se Associação Banestado.

Em 1992, na gestão do então presidente eleito Walter Senhorinho, houve nova reformulação do estatuto social. Os principais pilares das alterações diziam respeito aos critérios da eleição da diretoria e da nomenclatura da entidade. As alterações homologadas acabavam com a lista tríplice – prévia para condições de legibilidade – e a associação passou a chamar-se Associação dos Funcionários do Banestado.

Após oito anos, em abril de 2000, ocorreu mais uma reformulação do estatuto social. A entidade voltou a chamar-se Associação Banestado. O quadro associativo, antes restrito aos funcionários do Banestado e seus aposentados, permitiu também ser composto de pessoas não pertencentes à esta categoria.

Durante todos os anos de sua existência, os administradores da Associação e seus associados muito dedicaram-se para atingir o sucesso e o formato da significativa estrutura e patrimônio construídos.

Atualmente a Associação atua em todo o estado do Paraná.

No interior, está presente através das suas 12 sedes regionais e da colônia de pesca situada no município de Porto Rico/PR.

Sua maior representação associativa está no litoral do estado. A colônia de praia localizada em Praia de Leste é estruturada para receber até 800 hóspedes.

A sede campestre de Colombo, localizada da região metropolitana de Curitiba, também se destaca pela imensa área verde, quantidade de churrasqueiras, número de canchas de futebol, entre outras disponíveis para o lazer e a prática esportiva.

Assim, a Associação Banestado, embora sem vínculo corporativo à partir do ano de 2000, se consolida como o local ideal para aqueles que procuram alegria de viver.

Transcrição de texto escrito por Bertino Martins de Miranda
Primeiro Presidente da Associação Banestado
(in memoriam)

VIAGEM NO TEMPO

A Associação Esportiva Banestado, sociedade que congrega todos os funcionários do Banco do Estado do Paraná, deu início às obras de construção da sua moderna colônia de férias, que foi, no sentido objetivo de sua realização, a primeira e maior que se construiu no Brasil.

Situada no nosso litoral, na praia de Cayubá, terá a Colônia uma área construída de 1.890 metros quadrados, com 50 quartos amplos, salões de “restaurante e de festas, cada 001 com 111 metros quadrados, bar, “living”, espaçosa cozinha, apartamento com 3 salas para o Gerente, instalações sanitárias completas inclusive 16 chuveiros para banhistas; fora serão construídas 12 garagens e outras dependências secundárias, além da grande piscina de água doce para competições esportivas e banhos de recreação. O início da construção da colônia foi comemorado festivamente, tendo as firmas Queiroz & Lorusso e Cidade Balnearia Caiubá Ltda. oferecido suculenta churrascada aos funcionários do Banco, já nos terrenos da Colônia; Queiroz & Lorusso são os engenheiros construtores da Colônia cujas obras foram orçadas em 2 milhões e 800 mil cruzeiros; Cidade Balneária Caiubá Ltda. é a firma proprietária dos terrenos onde será construída a futura cidade de Caiubá, e o local da sede da Colônia.

A solenidade principal, que consistiu no hasteamento da bandeira nacional na sede da Colônia, contou com a presença dos representantes do Exmo. Snr. Governador do Estado e dos snrs. Diretores do Banco do Estado, dos Diretores e sócios das firmas acima mencionadas, dos Diretores e associados da Associação Esportiva Banestado além de pessoas da localidade especialmente convidadas; houve renhida partida de futebol entre os quadros do Banestado e Bancários de Paranaguá em disputa à uma taça além do coletivo banho de mar dos excursionistas.

Por ocasião do hasteamento do pavilhão nacional falaram, pela A. E. Banestado o seu Presidente Sr. Bertino Martins de Miranda, pela firma Cidade Balneária de Caiubá Ltda. o seu Diretor Major Raul Gomes e, pelo Governador do Estado o seu representante Dr. Juvêncio Soares da Silva.