R E G U L A M E N T O   G E R A L

Coordenação dos Jogos

Os Jogos dos Aposentados AB/AFAB são organizados e dirigidos pela Associação Banestado e Associação dos Funcionários Aposentados do Banestado através das seguintes Comissões Organizacionais.

A) COMISSÃO ORGANIZADORA GERAL
B) COMISSÃO ORGANIZADORA DESPORTIVA
C) COMISSÃO DISCIPLINAR
D) COORDENADORES REGIONAIS
A) Comissão Organizadora Geral

Será composta pelos Diretores das duas Associações e da Secretaria Geral dos Jogos, a qual compete em conjunto, análise e verificação da documentação apresentada pelas delegações participantes.

B) Comissão Organizadora Desportiva.
Formada pelo Diretor de Esportes, Coordenador Geral e Coordenador de Modalidade.
C) Comissão Disciplinar.
Formada pelo mínimo de 03 (três) membros, sendo estes obrigatoriamente Diretores da AB ou AFAB,  competindo-lhe o julgamento  das situações ocorridas nos jogos .
D) Coordenação Regional.
Item 1 – O Coordenador Regional será responsável pelas eliminatórias regionais (caso haja necessidade), marcando data e horário para as disputas, fixando-as em editais próprios para tal e encaminhando cópia para Associação Banestado divulgar em seu site.
Item 2 – O Coordenador Regional será responsável pelas inscrições dos atletas, em todas as modalidades, devendo enviar a documentação no prazo determinado para a Comissão Organizadora Geral.
Item 3 – Na Fase Regional, todas as despesas decorrentes da competição serão por conta das equipes participantes.
  • Todos os atletas participantes devem ser, obrigatoriamente, associados das entidades AB e AFAB.
Disposições gerais e transitórias

Item 1 – Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos para inicio da primeira partida, não havendo tolerância para as demais.
Item 2 – A Comissão Organizadora Geral, utilizará a seguinte contagem de perda de pontos para determinar a região ganhadora do Troféu Disciplina.
  • a) 02 Pontos – Pelo recebimento de cartão Azul (Eliminação partida).
  • b) 01 Ponto – Pelo recebimento de Cartão Amarelo (advertência)
  • c) 02 Pontos – Pelo não comparecimento em alguma partida (W X O)
  • d) 02 Pontos – Por atitudes anti-desportiva ou indisciplinadas de sua TORCIDA, que serão relatadas pelos Coordenadores dos jogos.
Item 3 – Cartão Amarelo
Estará automaticamente suspenso da partida subseqüente na Modalidade de Futebol Suíço o atleta que receber DOIS cartões amarelos, durante a competição.

Item 4 –  Cartão Azul
  • a) O Atleta que receber Cartão Azul, será eliminado da partida em curso. A EQUIPE deverá substituí-lo por outro atleta devidamente inscrito.
  • b) Caso o atleta receba DOIS cartões azuis durante a competição estará automaticamente eliminado.

Item 5 – A equipe ou atleta que não se apresentar, conforme o caso, para a disputa de uma partida, no local, dia e horário determinado na programação ou apresentar-se irregularmente ou ainda sem condições físicas/psicológicas de participar da disputa, será declarado perdedor por W X O, ficando desclassificado da modalidade, além de ter os resultados obtidos na competição, cancelados.
Caso haja algum resultado de W X 0, será atribuído o resultado de 2 x 0 a equipe vencedora.

Item 6 – Nas Modalidades de Futebol Suíço se à partida terminar antes do tempo regulamentar por motivo de atritos entre os atletas, o árbitro deverá relatar em súmula detalhadamente o fato ocorrido, ficando a cargo da Comissão  Disciplinar  aplicar as penalidades cabiveis.

Item 7 – O documento oficial para os atletas participarem dos jogos de suas modalidades será o CRACHÁ OFICIAL DOS JOGOS, que deverá ser apresentado antes do inicio das partidas.

Item 8 – Os casos omissos do presente Regulamento serão decididos pela Coordenação Organizadora Geral dos Jogos dos Aposentados.
É vetada a participação nos Jogos dos Aposentados de associados que estejam cumprindo punição pela Comissão Disciplinar ou pela Diretoria Executiva da Associação Banestado ou da AFAB.
Item 9 – Em caso de irregularidade na inscrição do atleta  a Região poderá sofrer penalidades de acordo com a Comissão Organizadora Geral, cabendo-lhe uma infração de 02 pontos para a contagem e definição do troféu geral .
Item 10 – Todo o material esportivo que for cedido será por empréstimo e mediante a apresentação da carteira Social da AB.
Item 11 – Este Regulamento não poderá ser modificado em hipótese alguma durante a competição.

Organização do Evento

Inscrições:
Item 1 – As inscrições obedecerão aos seguintes critérios:
  • a) Serão permitidas substituições de atletas na ficha de inscrição de modalidade até no máximo 01 dia antes da abertura dos Jogos. Após esse prazo só será permitida a substituição de atletas mediante a apresentação de documento que comprove que por motivo de força maior, o atleta está impedido de participar dos jogos.
  • b) A qualquer tempo a Coordenação Organizadora Geral poderá rever processos de inscrição de todas as Se nesta revisão for apurada alguma irregularidade, os culpados estarão sujeitos a julgamento e penalidades previstas.
Cerimonia de Abertura
Item 1 – As Delegações deverão participar com pelo menos 50% de seus participantes, liberando os demais para assistirem o desfile.
Item 2 – O Cerimonial de abertura constará de:
  • a) Concentrações das delegações em local e horário a serem designados pela COORDENAÇÃO;
  • b) Execução dos Hinos: Nacional e do Paraná;
  • c) Acendimento da Pira Olímpica;
  • d) Juramento do Atleta;
  • e) Depoimento dos Presidentes das entidades;
  • f) Declaração de Abertura dos Jogos através da palavra do Diretor de Esportes da AB e Diretor de Eventos da AFAB;
  • g) Confraternização das delegações;
  • h) Jantar de confraternização;
Reuniões

Item 1 – Serão realizadas Reuniões Técnicas dos Jogos, antes da abertura oficial da competição na Fase Final, a fim de deliberar sobre as questões definidas neste Regulamento.
Item 2 – Cada Região inscrita deverá representar-se, obrigatoriamente, nos Congressos Técnicos, com no mínimo um Coordenador Regional credenciado.

Item 3 – As reuniões serão para tratar de:
  1. a) Parte Operacional – Dirigida pela Comissão Organizadora Geral, competindo-lhes repassar as informações gerais dos jogos.

1. b) Parte Técnica – Dirigida pela Comissão Organizadora Desportiva, competindo-lhes, discorrer sobre diversos assuntos relacionados com os Jogos dos Aposentados AB/AFAB-2019.

Condições para participar

Item 1 – As condições para participar obedecerão aos seguintes critérios:
  • a) Somente poderá participar dos Jogos, atletas e técnicos, que sejam aposentados do Banestado, e associados da Associação Banestado e da AFAB;

• b) Ficou definido no congresso técnico do dia 19/08/04, que poderá jogar o conjugue com idade superior a 59 anos e aposentado pelo
  • b.1) Para disputa na modalidade VOLEY QUADRA, esta autorizada a participação do cônjuge (feminina), com idade superior a 52 anos, desde que comprovada sua situação legal de matrimônio ou da Segunda União estável e que esteja com sua situação legalizada, junto a Secretaria da AB e Funbep;
  • c) 3 (três) associados contribuinte por delegação, com o mínimo um ano de contribuição a Associação Banestado e seja aposentado pelo INSS e tenha mais de 59 anos, para disputas em modalidades coletivas;
  • c.1) No Congresso Técnico de 2015, ficou definido que poderá participar dos jogos o atleta que for associado da AFAB e que não seja associado da AB, ressalvando que será apresentado ao mesmo a possibilidade de retorno ao quadro associativo da AB.
  • d) A Gincana deverá ter a participação máxima possível da Delegação (equipe), sob pena de perder pontos no somatório Geral.
  • e) O atleta só poderá participar da disputa de 01 modalidade esportiva, com exceção nas modalidades: PESCA ESPORTIVA, CORRIDA RUSTICA, TÊNIS DE CAMPO, VOLEI QUADRA.
  • f) O atleta inscrito só terá confirmação de sua participação nos Jogos se enviar a DECLARAÇÃO MÉDICA, devidamente assinada.
Modalidades Esportivas
Item 1 – As modalidades esportivas que serão disputadas nos Jogos serão as seguintes: Futebol Suíço, Vôlei de Quadra (Misto), Tênis de Mesa (Masculino e Feminino), Tranca (Masculino e Feminino), Corrida Rústica – Revezamento (Masculino e Feminino), Tênis de Campo (Masculino e Feminino). Truco, Sinuca, Dominó, Dama, Malha, Bocha e Pesca Esportiva.
Item 1.1 – Para modalidade Futebol Suiço poderão ser inscritos até 20 atletas.

Item 1.2 – Para modalidade Vôlei Misto Quadra poderão ser inscritos até 12 atletas sendo que 06 deverão ser femininas.

No Jogo deverá ter obrigatoriamente 2 atletas femininas, caso equipe não cumpra esta determinação será declarada perdedora por W x 0.

Item 1.3 – Para as demais modalidades poderão ser inscritas até 2  duplas , podendo até mesmo serem mistas.

Cada região poderá inscrição no Máximo 2 duplas ou 2 atletas individuais.
OBSERVAÇÃO: Para disputa de MODALIDADES COLETIVAS só poderão ser utilizados atletas relacionados na Ficha de Inscrição especifica.
Disputas dos Jogos
Item 1 – Para fins exclusivos da Disputa dos Jogos existem  05 (cinco)  Regiões, com as seguintes denominações:

·      CURITIBA

·      LONDRINA/SANTO ANT. PLATINA

·      CASCAVEL/FRANCISCO BELTRÃO

·      MARINGA/SÃO PAULO- INTER

·      UMR/CPO MOURÃO/PONTA GROSSA
Item 2 – Cada delegação participante dos Jogos será representada por 2 Coordenadores Regionais.

Premiação
Item 1 – Para premiação aos vencedores de modalidades serão ofertados a seguinte premiação:
  • a) Troféus e medalhas aos Campeões, Vice-Campeões e terceiros colocados no futebol suíço, vôlei de quadra e gincana.
  • b) Troféu para o Artilheiro e Goleiro menos vazado na modalidade de Futebol Suíço.
  • c) Troféu para os campeões de modalidades individuais;
  • d) Troféu ao atleta considerado Destaque de toda competição.
  • e) Troféu de posse definitiva para região que na Classificação Geral, sagrar-se campeão de acordo com a somatória da pontuação obtida em cada modalidade disputada.
A escolha do premiado aludidos na letra  “d”, será de responsabilidade da Coordenação Geral.
Item 2 – A Coordenação Organizadora Geral utilizará a contagem de pontos para a definição do Campeão Geral dos Jogos, na sua Fase Final, adotando o seguinte critério:
MODALIDADES COLETIVAS

04 PONTOS
5º LUGAR
02 PONTOS

A GINCANA será composta por diversas atividades que receberão pontuação como coletiva quando houver PROVAS da EQUIPE e pontuação individual quando houver PROVAS com a indicação de um REPRESENTANTE da equipe.
Com a somatória dos resultados das PROVAS, se obterá a pontuação FINAL como Modalidade Coletiva. Será obrigatória a participação nas provas de 40% da Delegação.

Obs.: Não será atribuído ponto EXTRA para região que entrar com maior número de atletas caracterizados como nos anos anteriores, pois com aglutinamento de regiões este item ficou desigual. Porém para que a Festa não perca sua essência, pois é o ponto alto das atividades culturais será obrigatório a participação de pelo menos 60% dos componentes de cada região caracterizados.

Item 3 –  Em caso de empates entre duas ou mais Regiões na Classificação Geral o critério de desempate obedecerá ao seguinte:
1ª Região mais disciplinada
2º Maior número de  1º lugar
3º Maior número de  2º lugar
4º Maior número de  3º lugar

Item 4 – Todas as Regiões marcaram pontos conforme tabela para a contagem da classificação final dos Jogos.